Um homem com visão a frente do seu tempo
Empreendedor nato, pioneiro investiu no mercado imobiliário e criou um dos mais valorizados bairros de Primavera do Leste
Em 1979, durante uma viagem a Diamantino, Waldomiro Riva resolveu conhecer a região onde estava surgindo Primavera do Leste. Se encantou com o lugar e decidiu investir, adquirindo inicialmente pouco mais 500 hectares.
No início dos anos 80, o pioneiro trocou definitivamente a cidade gaúcha de Tupanciretã, onde cultivava soja, trigo e milho, por Mato Grosso. Ao seu lado, sempre acreditando nos seus projetos, estava a esposa Altair dos Santos Riva e os filhos Marli, Elton, Roselane e Emerson.
A pioneira conta que Waldomiro sempre foi empreendedor, tendo atuado no comércio e com transporte antes de se dedicar à agricultura no Rio Grande do Sul. Em Primavera do Leste, ela lembra que inicialmente o marido decidiu trabalhar com o cultivo de lavouras e com a criação de gado.
“Nós começamos aqui com o plantio de arroz onde hoje é o Jardim Riva, mas como as máquinas atolavam muito ele desistiu e resolveu criar gado”, lembra a pioneira. “Mas aí ele falou: ‘Aqui eu vou ter que fazer um loteamento’. Isso foi em 1982”, recorda.
Ela destaca que o esposo sempre enxergava adiante e confiava no futuro de Primavera do Leste, o que fomentava ainda mais seu espírito empreendedor. “Desde que veio conhecer, ele sempre acreditou que Primavera seria o que é hoje. Ele tinha uma visão muito à frente”, pontua.
Nasce a Imobiliária e Incorporadora Riva
E foi justamente por acreditar no lugar que escolheu para viver, que Waldomiro criou em 1988, o Loteamento Jardim Riva, que foi sucesso desde o seu lançamento. Dali em diante, as vendas só aumentaram, o que fez com que a família se dedicasse cada vez mais ao setor imobiliário.
Comercializado em três etapas, o bairro é hoje o valorizado de Primavera do Leste, concentrando um grande número de construções de alto padrão; e é um dos centros gastronômicos e da vida noturna da cidade. É na avenida Campo Grande, onde se inicia o bairro, que estão instalados os melhores bares e restaurantes.
Dona Altair, que sempre acreditou nos projetos do marido, conta que ele era determinado e, sempre pautado na ética e no respeito, não media esforços para concretizar um negócio. Para comprar a área onde hoje é o bairro Belvedere, Waldomiro, por exigência do dono das terras, colocou na transação um Del Rey que era dela.
“Ele sempre dizia que eu não precisava me preocupar porque sabia o que fazer com aquela terra. E sempre que vendia um terreno ele me lembrava, alegre, sobre quantos Del Reys dava para comprar com o dinheiro”, comenta. Hoje, o bairro Belvedere, assim como o Jardim Riva, é um dos mais bem estruturados de Primavera do Leste.
Mesmo tendo se dedicado ao setor imobiliário, Waldomiro Riva não deixou de lado o cultivo da terra e a criação de gado. A pecuária sempre foi uma das paixões do pioneiro, e, até hoje a família se dedica à criação de animais da raça nelore.
Depoimentos
Clique aqui para assistir vídeo no YouTube
Fonte: https://fatormt.com.br/primavera-do-leste/noticias/waldomiroriva/3076816